Dicas e Orientações para proteger suas informações e segredos empresariais

Dicas

1. Providencie um fragmentador de papéis e procure utilizá-lo em todos os documentos que julgar confidenciais, inclusive carbonos e fotografias;

2. Evite falar ao telefone assuntos polêmicos e ou sigilosos. Se não for possível falar pessoalmente, utilize um telefone que não seja o habitual;

3. Procure conversar usando um tom de voz baixo e sempre que possível de portas fechadas;

4. Procure realizar reuniões sigilosas em locais de menor previsibilidade, evitando com isso testemunhas e vazamentos de informações;

5. Confidencie somente o necessário a secretárias e assessores;

6. Os acessos a senhas têm que ser limitados e restritos a pessoas de absoluta confiança. Faça reavaliações periódicas;

7. As relações de clientes e fornecedores não devem ficar expostas e disponíveis a qualquer um que tiver interesse;

8. Evite deixar documentos e anotações expostas em sua mesa quando for atender a alguém que não seja de sua confiança;

9. Documentos e informações importantes devem ser guardados em local seguro, devidamente classificados pelo grau de sigilo (confidencial, reservado, etc). O acesso a eles deve ser restrito;

10. Procure criptografar e proteger com senhas os arquivos e documentos confidenciais em seu computador;

11. Sempre que for contratar um novo funcionário, faça ou determine a alguém de confiança, uma avaliação criteriosa das referências curriculares e pessoais do candidato. Se preferir, contrate uma empresa confiável para fazer o serviço;

12. Para evitar gravações e micro filmagens, mantenha um espaço distante de sua mesa para que sejam colocados os pertences (pastas, bolsas e outros) das pessoas com as quais você se reunir. De qualquer forma evite falar sobre assuntos comprometedores;

13. A compartimentação de informações é um artifício importante e eficaz. Algumas pessoas não precisam ter conhecimento do todo, apenas a parte;

14. Faça uma análise das vulnerabilidades de sua empresa. Se houver falhas não espere pelos imprevistos, corrija;

15. Lembre-se, as pessoas traem as outras não somente por dinheiro. Portanto, procure tratar a todos com respeito e educação;

16. Se suspeitar de possíveis grampos, instale um protetor contra escutas ou solicite a um profissional a realização de uma inspeção eletrônica em suas linhas;

17. Instale um sistema de identificador de chamadas telefônicas. Assim fica mais fácil controlar chamadas recebidas, discadas e não atendidas.